Durante a aula, assistimos ao filme "Os cinco sentidos", e nos foi pedido que depois que assistíssemos ao filme, que fizéssemos um resumo sobre ele pelo nosso ponto de vista, e trouxéssemos na próxima aula.
Aqui vai o meu resumo:
O filme relata a história do desaparecimento de uma menina no período de longos e intensos três dias, e conta também a história sobre pessoas em busca de relações humanas, que por sinal não são necessariamente amigas, mas tem em comum o fato de morarem ou trabalharem no mesmo prédio, e terem suas vidas modificadas a partir do desaparecimento da menina, não que ela seja o fato de tal modificações.
No decorrer do filme vemos como cada personagem decide explorar os cinco sentidos do ser humano (tato, visão, audição, paladar e olfato), cada um da sua maneira, tentando dar significado a sua vida, ou até mesmo em busca do autoconhecimento de quem somos, ou do que queremos ser.
O desaparecimento da menina ocorre, quando a mãe está na massagista, e não há ninguém que possa olhá-la. Para resolver esse problema, Ruth, a massagista, pede para que sua filha tome conta da menina. Logo em seguida a filha de Ruth leva a menina para brincar no parque, em frente ao prédio em que moram. Enquanto a menina brinca, a filha de Ruth segue um casal de namorados, e fica por um tempo escondida os observando, até que é flagrada por um rapaz, que dá o seu número pra ela, caso ela queira ver mais ou apenas conversar. Quando a filha de Ruth volta para o local onde deixou a menina brincando, e percebe que ela sumiu, volta desesperadamente para casa e avisa a sua mãe do ocorrido. A mãe da criança sai desesperadamente em busca da filha até o parque em que sumiu, mas não a encontra. Observando tudo da janela, a filha de Ruth se sente culpada, vendo o desespero de sua mãe, e da mãe da criança em busca da mesma no parque. Preocupada com a mãe da criança, Ruth tenta confortá-la, mas ao mesmo tempo precisa descobrir como se reaproximar da filha, e redescobrir seu tato, pois desde a morte de seu marido que ela mal conversa e toca na filha.
Richard é um oftalmologista que está perdendo a audição, e por causa disso resolve fazer uma lista das coisas que ele ainda quer ouvir, para que quando ficar surdo de vez, ele ainda possa lembrar-se desses sons. Quando certo dia ele contrata uma garota de programa, pede para que ela fique com ele para ouvirem músicas juntos. No dia seguinte ela o leva na igreja para poderem ouvir o coral cantar, e quando ele diz que sentirá falta de ouvir esse som maravilhoso, ela coloca a mão dele no banco e diz: “- Mas você poderá ouvir sentindo as vibrações”. Assim, o ensinando que ele pode encontrar novas formas de ouvir.
Rona é uma confeiteira que faz decorações de bolos, mas que não se importa em saboreá-lo para saber se está gostoso. Para ela o que importa é saber que o bolo está bonito. Quando seu namorado italiano, Roberto, que quer ser chefe de cozinha, volta para morar na casa dela, ele prova do bolo dela e mostra que a beleza do bolo é sim importante, mas não tanto quanto o sabor do mesmo. Com isso, Rona acaba provando do seu próprio bolo e percebe que nem mesmo ela consegue comê-lo. A partir daí Rona começa a fazer seus bolos não apenas se importando com a aparência, mas também com o sabor.
Robert é um faxineiro, amigo e ex-namorado de Rona. Ele vive em constantes conflitos com seus antigos casos amorosos, seja com homens ou mulheres. Sempre tentando descobrir o perfume do amor, ele marca encontros com seus antigos namorados, e tenta cheirá-los para ver se algum deles tem o cheiro do amor. Robert trabalha para um casal, limpando e arrumando a casa deles. Ele tem certa paixão pelo seu patrão, e inveja o relacionamento dele com sua esposa, pois os acha um casal perfeito. Certo dia, o patrão de Robert o beija, assim o deixando confuso com essa situação, mas a sua patroa, que é perfumista, faz um perfume para ele e lhe dá de presente. Quando Robert cheira o perfume, ele diz: “- Tem cheiro de amor”. Assim, ele descobre o cheiro do amor, e começa uma relação amorosa a três com seus patrões.
A filha de Ruth vive o tempo todo andando com o rapaz que a flagrou no parque observando o casal de namorados. Juntos eles tentam descobrir a sua sexualidade, assim avaliando as sensações que o corpo lhes oferece de diversas formas, sendo ele se vestindo com roupas de mulher, se maquiando e colocando perucas, ou até mesmo os dois observando casais homossexuais se olhando e se tocando.
No final do filme a criança é encontrada à alguns quarteirões do local onde sumiu. Ela estava em um prédio em construção, e só conseguiu sobreviver porque bebeu água da torneira e se alimentou do resto das comidas dos operários da construção. Quanto aos outros personagens, nem todos tiveram seu final feliz, deixando cada um de nós, estelespectadores, com opiniões e questionamentos sobre o final da história e seus motivos.