Por indicação da nossa professora de Laboratório "A" fomos ao Teatro Municipal Parque das Ruínas, em Santa Tereza, para assistirmos a peça: Nise da Silveira - Senhora das Imagens.
A peça, que é estrelada por Mariana Terra, relata a história de Nise da Silveira e sua importância para a psiquiatria no Brasil.
A peça em si é muito emocionante e impactante, pois vimos a história de vida da Nise, desde a sua infância, juventude, prisão, reconhecimento pelos feitos na psiquiatria através da arte, até a sua morte.
Ela foi uma mulher batalhadora que lutou pela vida de seus pacientes psiquiátricos, se recusando a aceitar medidas de tratamento como eletrochoque, confinamento e lobotomia, que eram muito comuns na sua época... Pois via o sofrimentos dos pacientes.
Nise foi a pioneira em usar artes no tratamento de seus pacientes psiquiátricos... Se tornando assim, uma das mulheres mais extraordinária no campo da psiquiatria e precursora da Terapia Ocupacional.
FRASES DE NISE DA SILVEIRA:
"Não me atrevo a definir a loucura."
"Um diálogo é estimulante, a solidão também."
"O que melhora no atendimento é o contato afetivo de uma pessoa com outra. O que cura é a alegria, o que cura é a falta de preconceito."
"Eu não sou muito do passado, sou do futuro. Quem olha demais pra trás, fica."
“Todo mundo deve inventar alguma coisa, a criatividade reúne em si várias funções psicológicas importantes para a reestruturação da psique. O que cura, fundamentalmente é o estímulo à criatividade. Ela é indestrutível. A criatividade está em toda parte.”
"Estou cada vez menos doutora, cada vez mais Nise"
Nise da Silveira representou um enorme avanço no tratamento da doença mental e merece todo nosso respeito pelo lindo trabalho na cura dos seus doentes.
ResponderExcluir