quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Aula de Glocalização!

Glocalização nada mais é do que a mistura de Globalização com Localização. Mas como assim?! O termo glocalização refere-se a noção do espaço em que vivemos ou por onde passamos, isto é, quando reparamos tudo que está ao nosso redor.
Durante o nosso cotidiano passamos por vários lugares, seja indo para a faculdade, escola, festa, banco, padaria, etc. E durante todo esse trajeto nem sempre reparamos por onde estamos passando, ou nas coisas que os compõe. Quando vamos para a faculdade por exemplo, sempre fazemos o mesmo trajeto, mas será que percebemos cada detalhe por onde passamos? Seja em uma árvore, numa casa, ou a distância de uma coisa ou outra? 
Se reparamos todo o nosso trajeto, e as coisas que o compõe, estamos fazendo Glocalização.
O intuito da nossa Aula de Glocalização era reparar o CCS (Centro de Ciências da Saúde) como um todo, isso é, as coisas que o compõe mas com outros olhos, reparando os mínimos detalhes. Por isso nos foi proposto em sala de aula que pegássemos uma folha em branco e giz de cera, e que andássemos pelo CCS em busca de texturas diferentes, as marcando na folha em branco. Seja a textura de uma folha, do chão, da maçaneta, do azulejo... enfim, texturas diferentes e que nos chamassem a atenção!
Quando voltamos à sala de aula com nosso papel todo preenchido de texturas diferentes, podemos reparar como deixamos passar despercebido muitas coisas e como mal conhecemos o local em que estudamos, por não observarmos melhor por onde passamos. 
Com isso, mudando nossa visão sobre o local, fazendo descobertas e vendo quais coisas poderiam ser mudadas por lá.
Em seguida foi proposto que fechássemos os olhos, e imaginássemos como é a nossa casa. Exemplo: Como é a cozinha, nosso quarto, a sala, e onde está cada coisa. Depois nos foi pedido que desenhássemos qualquer coisa, sem motivo específico, e que depois cortássemos as texturas que encontramos pelo CCS, e preenchêssemos o nosso desenho com elas. 
Contudo, podemos perceber a importante da Glocalização na nossa vida, e como a percepção de vários detalhes fazem toda a diferença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário